Diferenças entre as fitas e placas de LED da SAVEENERGY

Diferenças entre as fitas e placas de LED da SAVEENERGY

Construir um bom projeto luminotécnico, também é pensar na decoração daquele ambiente, afinal, como você já sabe, a iluminação pode criar detalhes importantes, e é exatamente aí que as Fitas e Placas de LED se tornaram um dos produtos mais procurados.

Capazes de criar diferentes efeitos luminosos, elas se destacam por sua facilidade de instalação, além de possibilitarem uma liberdade criativa para novos projetos e ideias de aplicação.

É muito comum surgirem dúvidas sobre qual modelo escolher, já que existem diferentes tipos, tamanhos e outras características que podem alterar o resultado esperado. Por isso, preparamos um conteúdo completo explicando as principais diferenças das Fitas e Placas de LED da SAVEENERGY e como você pode escolher o melhor tipo para o seu projeto!

1- FITAS DE LED

As fitas de LED são feitas com um material que permite a flexibilidade, ou seja, com um formato literalmente de fita, e pode ser cotada ou dobrada, permitindo uma liberdade na customização e se adaptando ao local que se deseja instalar.

  • Principais características: Necessário utilizar driver (fonte), maleável, permite corte, disponível em rolos de 5m, opções em diferentes temperaturas de cor, com alto IRC e potências variadas.
  • Onde utilizar: Geralmente, as fitas de LED são utilizadas para destacar detalhes importantes da decoração, em ambientes internos. Alguns locais que podem ser iluminados com a fita, são: atrás de espelhos (iluminação indireta), em cozinhas (realçando as bancadas), prateleiras (destacando objetos), em escadas (permitindo contornos), em sancas ou nichos, na parede, em cabeceiras de camas, dentro de armários e diversos outros locais.
  • Principais vantagens: Podem ser instaladas em locais que exigem um alto nível de detalhamento e que necessitam de contornos ou dobras. Além disso, de maneira geral, elas possuem um baixo consumo de energia.
  • IP (Índices de proteção): Opções de IP20 (ambiente internos) ou IP54 (ambiente externos com poucos respingos).

2- PLACAS DE LED

As placas de LED, como o próprio nome diz, são placas rígidas de metal que possuem pontos de luz, também são conhecidas como fitas rígidas. Também podem ser cortadas, porém, esse produto não é flexível, ou seja, não é possível dobrar.

  • Principais características: Necessário utilizar driver (fonte), não maleável, permite corte, opções de 1m/ 1,2m/ 2m e 3m, diferentes temperaturas de cor, com alto IRC e potências variadas. Possibilidade de emendas e indicadas para utilização dentro de perfis.
  • Onde utilizar: Como essa fita não permite dobras, os locais de aplicação precisam ser retos. Alguns exemplos de locais são: paredes ou tetos (nichos, sancas, forros), em prateleiras, suportes retilíneos, paredes ressaltadas, bancadas de cozinhas, corredores, corrimão e muitos outros lugares.
  • Principais vantagens: Por ser uma placa de metal, pode ser mais resistente na aplicação, garantindo uma instalação mais fixa.
  • IP (Índices de proteção): IP20 – Indicados para ambientes internos.

3- FITAS TENSÃO DE REDE

As fitas Tensão de Rede são produtos mais resistentes, ou seja, é uma fita que possui uma capa de silicone para garantir uma proteção maior. Esse produto acompanha kit para ligação diretamente na corrente elétrica, além de permitir o corte.

  • Principais características: Não é necessário driver (fonte), acompanha kit para ligação diretamente na corrente elétrica, maleável, fácil instalação, permite corte, rolo com 25m, diferentes temperaturas, com alto IRC e potências variadas.
  • Onde utilizar: Indicada para ambientes externos por sua alta resistência. Alguns exemplos são: jardins, bancos externos, escadas externas, fachadas comerciais, áreas de lazer e outros diversos locais que exigem uma resistência maior contra poeiras e respingos.
  • Principais vantagens: Possui um alto IP (índice de proteção), por isso, é mais resistente do que as Placas e Fitas de LED, permitindo uma instalação em áreas externas.
  • IP (Índice de proteção): IP67 – Indicado para ambientes externos.

4- PLACA PLUG AND PLAY

A Placa Plug and Play também são placas mais resistentes, porém, elas possuem uma capa de plástico envolto na placa de LED, com opções de cores transparentes ou milky (luz mais difusa e menos intensa) e são rígidas, não permitindo dobras. Esse produto acompanha kit para ligação diretamente e possui uma grande facilidade instalação.

  • Principais características: Não é necessário driver (fonte), acompanha kit para ligação diretamente na corrente elétrica, não maleável, fácil instalação, não permite corte, disponível com até 2m, podendo ser extensível com a utilização de conector, diferentes temperatura e potências.
  • Onde utilizar: Indicado para áreas internas, em locais retilíneos, pois ela não permite dobras. Alguns exemplos são: sancas, nichos e móveis.
  • Principais vantagens: Esse produto é desenvolvido para uma fácil e prática instalação. Além de ser uma placa rígida, também possui terminais de fixação nas pontas.
  • IP (Índice de proteção): IP44 – Indicados para ambientes internos.

5- FITA NANO 24V

A fita NANO 24V é um grande destaque entre as outras, ela possui uma característica importantíssima, pois proporcionam uma luz mais uniforme, sem a marcação dos pontos de LED.

  • Principais características: É necessário driver (fonte), maleável, permite corte, disponível em rolo de 2m, temperatura 2700K, com alto IRC.
  • Onde utilizar: Indicada para ambientes internos. Alguns exemplos de locais são: paredes ou tetos (nichos, sancas, forros), em prateleiras, suportes retilíneos, paredes ressaltadas, bancadas de cozinhas, corredores, corrimão e muitos outros lugares.
  • Principais vantagens: Não marca os pontos de luz, emitindo uma iluminação completamente uniforme e retilínea, com uma alta tecnologia e durabilidade.
  • IP (Índice de Proteção): IP20 – Indicada apenas para ambientes internos.

Agora você já sabe as principais diferenças entre esses produtos. Lembrando que nesse artigo trouxemos apenas algumas sugestões dos locais onde você pode aplicar as fitas e placas de LED, existem milhares de outros ambientes e isso vai depender de você!

Se você já utilizou esse produto da #SAVEENERGY em seus projetos, não esquece de marcar a gente com o @saveenergylife.

Você também pode adquirir qualquer um desses produtos agora mesmo, falando com a nossa equipe e fazendo seu orçamento! Basta clicar aqui.

Não deixe de compartilhar esse conteúdo com outros profissionais e amigos dessa área também!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *