HCL: O ser humano no centro da iluminação

HCL: O ser humano no centro da iluminação

Se você acompanha a SAVEENERGY há mais tempo, já sabe que um dos assuntos mais comentados aqui é sobre a influência da iluminação em nossa rotina, a capacidade que a luz tem de interferir em nosso humor e até mesmo em nossos sentimentos.

Isso acontece, pois, a iluminação sempre teve um papel fundamental na evolução do ser humano. Perceba que nossas atividades e funções sempre foram movidas pelo ciclo do sol, ou seja, de manhã, com o nascer do sol, começamos nosso dia cheios de energia, ao meio-dia, damos uma pausa, e ao pôr do sol, já sabemos que é hora de descansar.

Com esse ciclo, nosso corpo está biologicamente programado para entender que a luz define nossa disposição e nossa vida como um todo. Acho que agora você já entendeu o tamanho do impacto que a luz possui no ser humano, né?!

Com isso, o mercado de iluminação artificial sabe que é essencial acompanhar e entender como desenvolver produtos e soluções pensados na saúde, bem-estar e no desempenho das pessoas. E é exatamente isso que o conceito de HCL (Human Centric Lighting) aborda.

O principal foco do HCL, é entender verdadeiramente as necessidades de cada ambiente e das pessoas que vivem ali, adaptando a iluminação a essas funções e entendendo como a luz pode interferir em nossa saúde e estilo de vida, seja no trabalho, no lazer ou em casa.

Por esses motivos, existem dois principais pontos que devem ser considerados: primeiro, criar um projeto pensado na influência da luz em cada ambiente, e segundo, nos produtos que serão utilizados para cumprir esse papel.

Criar um projeto pensado nesse conceito, significa entender como a luz artificial será percebida e utilizada naquele local. Como já foi abordado, a temperatura de cor, o fluxo luminoso, o ângulo e todas as outras questões que envolvem um projeto luminotécnico são essenciais para definir a experiência daquele ambiente.

Por isso, entenda a principal função que aquele local possui, e com isso, utilize essa iluminação para apoiar e impulsionar essas atividades.

Em segundo lugar, e não menos importante, é preciso saber como escolher os produtos que serão utilizados nesse projeto. E aqui, vai muito além da marca, preço e características de mercado. Existem produtos de iluminação LED que possuem tecnologias pensadas na saúde e bem-estar do ser humano.

Um exemplo clássico para mostrar isso, são produtos que possuem baixo índice de ofuscamento (UGR), pois não afetam nossa visão e deixam o ambiente mais confortável. Outras características como, desempenho otimizado, qualidade do material, também são pontos importantes para o custo-benefício.

É por isso que pensar em produtos de iluminação, é muito mais do que iluminar um local. É necessário pensar no impacto que essa luz terá na rotina das pessoas, além da saúde, bem-estar e sentimentos que isso será capaz de causar.

A SAVEENERGY conta com produtos pensados nessas características. Idealizamos, desenvolvemos e fabricamos produtos de iluminação que elevam o lifestyle das pessoas: existimos para causar a libertação de uma iluminação limitante, para um novo mundo onde a boa iluminação é fonte de inspiração e sofisticação para sua vida.

Quer conhecer mais sobre nossos produtos e como você pode utilizá-los em seu projeto, baseado no HCL (Human Centric Lighting)?

Baixe nosso Guia de Produtos e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *