Não é plástico: É Proshield UV

Não é plástico: É Proshield UV

Mesmo que você não tenha assistido à série Breaking Bad1, você já deve ter recebido o meme abaixo. O contexto é simples: imagine um personagem avesso a estudos, perdido na vida, vocabulário recheado de gírias e palavrões, recém-caído no mundo de produção de drogas. Este é Jesse Pinkman. Numa das conversas entre Jesse e seu mentor no mundo do crime, um professor de química, Jesse entende uma questão teórica e complexa de química de forma clara e prática, abrindo o sorriso epifânico de uma criança que vê um truque de mágica revelado, e ele solta então a frase que viralizou de imeditado num mundo onde ainda nem se falava sobre NFTs.  

Image

Em tempos em que se discute se a terra é plana, se o homem foi a lua ou se recebemos implantes de chips no cérebro ao comer nuggets, é bom colocar um pouco de ciência nas coisas. Do contrário, daremos créditos indevidos e superestimados a lendas, falácias, mitos e fake news. 

Assim acontece com produtos de iluminação de LED. Sim, até por aqui alguns mitos precisam ser derrubados. Se você lojista, lighting designer, arquiteto, engenheiro ou simpatizante da arte de iluminar já se deparou com dois produtos para escolher e se perguntou “qual a diferença?”, o pensamento científico inerente a todo ser humano se manifestou em você para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. E ter o auxílio da ciência para embasar sua escolha é o único caminho. 

Uma das lendas mais comuns em iluminação é a “Lenda do Amarelamento do Plástico”. Sim, as luminárias, plafons, embutidos, spots, balizadores de plástico ganharam ao longo dos anos a lenda de que amarelam com o tempo ou perdem a cor. Óbvio que alguns produtos de baixíssima qualidade contribuíram para a construção deste mito, mas desde que a SAVEENERGY trouxe, literalmente, luz a estes produtos, inovando em ter uma linha completa de “termoplásticos de engenharia”, o mito do amarelamento caiu por terra.  

Mas o que é um termoplástico de engenharia? Pela definição científica, plásticos são polímeros, derivados do petróleo em sua maioria, capazes de serem moldados por aquecimento, e capazes de substituir vários outros tipos de materiais. E há diferentes tipos de plásticos, com diferentes características e aplicabilidades. Da sacolinha de supermercado ao parachoque de um carro, há um inacreditável número de tipos de plástico presentes em nossa vida, cada qual com características minimamente engenheiradas para o atendimento 100% das necessidades de uma aplicação. E na SAVEENERGY, os plásticos que usamos em nossos produtos são Termoplásticos de Engenharia. Os mesmos que são usados na indústria automotiva, de eletrodomésticos, de máquinas e equipamentos. São produtos altamente resistentes a ruptura, tensionamento, temperatura e umidade. Mas, mais do que isso, também altamente resistentes ao amarelamento. 

Chegamos ao amarelamento, enfim. Mas por que plásticos comuns amarelam? O amarelamento é resultado da decomposição superficial da cadeia do polímero sob raios ultra-violeta. Ou seja, sob a luz do sol é de se esperar o amarelamento do plástico. Mas para que isso não ocorra, a SAVEENERGY desenvolveu o PROSHIELD UV® , um termoplástico de engenharia que possui em sua formulação aditivos que garantem 100% de proteção contra raios UV. Nossos produtos não amarelam, nunca! Não perdem a cor, jamais! E não bastasse isso, não deformam, não riscam, não oxidam, não conduzem energia, resistem a altas temperaturas, e possuem acabamento infinitamente superior às opções de alumínio. . Yeah, Science! 

Mas continuemos um pouco mais no ramo da ciência para enterrar de vez o mito do amarelamento: o Centro de Caracterização de Materiais, da faculdade de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), referência mundial em engenharia de materiais, atestou a resistência ao amarelamento dos produtos SAVEENERGY com o mais rigoroso teste que existe para este fim: o envelhecimento acelerado em câmara de raios UV. Trata-se de uma câmara onde produtos são expostos a radiações UV constantes, em condições extremas, por mais de 500 horas ininterruptas a uma temperatura de 60 graus Celsius, que equivaleriam a muitos anos sob exposição direta e constante do sol ao meio-dia. O teste segue norma internacional (ASTM G154:16), e foi feito com amostras de embutidos PROSHIELD UV® e embutidos de plástico normais. Os resultados são estes:

Image

É notório que o amarelamento ocorre em peças plásticas sem proteção a raios UV, ao contrário dos produtos SAVEENERGY PROSHIELD UV®. Então da próxima vez que você for escolher produtos de Iluminação de LED para sua casa, seu projeto, seu escritório, loja ou indústria, e alguém lhe perguntar por que escolheu os produtos de plástico, recomende nosso site, nossa página no youtube, ou este blog para que essa questão (e outras) possam ser esclarecidas. Mas, se ainda após tanto material disponível restarem dúvidas, apenas repita Jesse Pinkman: It’s Science!  

Afinal, não é plástico. É termoplástico de engenharia. É PROSHIELD UV®. É SAVEENERGY. E é feito no Brasil! 

1  Breaking Bad é uma série de TV norte-americana, de 2008, criada e produzida por Vince Gilligan. Breaking Bad é uma gíria americana usada para descrever pessoas que se desviaram do caminho correto e passaram a fazer coisas ilícitas ou erradas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *