5 dicas de como criar conteúdos e atrair a atenção para sua loja de iluminação.

5 dicas de como criar conteúdos e atrair a atenção para sua loja de iluminação.

Você já deve conhecer muitas estratégias de marketing que se apoiam em criação de conteúdo. Mas você sabe o que isso significa e como essa ação pode gerar verdadeiros resultados para a sua loja?

Com o crescente uso da internet e suas tecnologias, o comportamento do consumidor tem mudado cada vez mais e uma das principais e mais importantes etapas na jornada de compra é a pesquisa. Geralmente, o processo de compra do seu cliente passa pelas seguintes etapas: necessidade ou desejo > pesquisa > ação.

Ou seja, antes de comprar algo, é natural que haja uma pesquisa sobre aquilo que se deseja adquirir.Isso significa que muitas vezes o seu consumidor já possui um desejo ou necessidade daquilo que você vende, mas ele ainda precisa ser convencido de qual local e quais benefícios serão importantes para ele realmente adquirir o produto.

Portanto, uma das melhores maneiras de chamar atenção e construir confiança no seu potencial cliente é criar conteúdos que gerem valor e mostrem que você é especialista naquilo que faz. Por isso, vamos às 5 dicas de conteúdos voltados para lojas de iluminação:

1) Defina exatamente quem é o seu cliente

O primeiro passo para criar um conteúdo de valor é entender com quem você quer falar e qual é o seu cliente ideal. Existem diversas maneiras de você criar um “estereótipo” para o seu cliente, como, personas, arquétipos, etc.

Isso vai fazer com que você entenda exatamente quais são as dores daquela(s) pessoa(s), possibilitando que você crie conteúdos baseados nas principais dúvidas ou informações procuradas pela maioria.

2) Pesquise os principais temas ou dúvidas

Agora que você já sabe para quem vai comunicar, é hora de entender quais são as principais dúvidas ou assuntos que esse perfil está buscando.

Nessa etapa, você pode realizar atividades como o brainstorm, que nada mais é do que anotar todas as ideias que você tiver para que tudo isso possa ser utilizado depois. Pense em dúvidas que a maioria dos seus clientes possuem ou em tendências que estão em alta no mercado.

Conte com sua equipe, pois seus colaboradores e principalmente vendedores, poderão trazer muitos insights já que são eles que estão diretamente em contato com seus clientes. Aqui podemos citar alguns exemplos de bons temas no ramo da iluminação:

O que é IRC (índice de reprodução de cor) e sua importância;
Como calcular iluminação LED em um projeto;
– Os principais mitos e verdades do LED;
O que é ciclo circadiano e sua influência;
As principais tendências no mercado de iluminação;
Diferenças entre temperaturas de cor;

3) Escolha o formato do seu conteúdo

Se você pensou que criação de conteúdo é só escrever artigos para blog, está muito enganado! Existem diversas maneiras de criar conteúdos para diferentes canais. Você pode criar:

> E-books;
> Postagens em redes sociais;
> Infográficos;
> Vídeo e fotos;
> Artigos e outros materiais ricos de informações para seu cliente.

Como saber qual formato é melhor?

Isso só você poderá definir para cada estratégia e canal, por exemplo, criar um artigo para ser postado no Instagram pode não ser a melhor escolha, pois essa rede social é muito voltada para o visual e não permite a postagem de textos longos. Por outro lado, se você quer chamar atenção com fotos e vídeos, o Instagram te atenderá muito bem!

4) Hora da produção!

Com praticamente tudo pronto, é hora de produzir. Agora você já possui sua persona (cliente ideal), quais são as principais dúvidas ou temas mais pedidos e qual formato seu conteúdo terá.

Nós até queríamos que este tópico tivesse uma receita pronta, mas a produção de conteúdo se adequa em cada caso. O que queremos trazer aqui são algumas dicas de como você pode tornar isso mais fácil:

✔️ Organize todas as ideias que você teve e coloque prazo para cada uma delas.

✔️ Apenas comece! Sabemos que a criação de conteúdo pode ser desafiador quando se tem muitas ideias. Por isso, cuidado para não se perder e não tenha medo de errar, o importante é começar!

5) Conte com seus parceiros e aposte no poder do compartilhamento.

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre o poder que o botão Compartilhar possui hoje em dia. Além de gerar confiança e credibilidade para a sua loja, seus conteúdos também precisam ser compartilhados, isso vai gerar visibilidade e pode aumentar suas chances de captar novos clientes.

Como isso acontece? Basicamente, as pessoas compartilham 3 tipos de conteúdos, são eles: informação, algo de interesse pessoal ou algo engraçado.

Por isso, é importante que você pergunte a si mesmo “por que meus clientes compartilhariam esse material?”. Se a sua resposta se encaixar em uma das categorias acima, a probabilidade do seu conteúdo ser compartilhado é bem alta.

Mas atenção, de nada adianta criar um conteúdo engraçado, por exemplo, e não ser do interesse do seu público. Seus materiais precisam ter um objetivo e fazer com que as pessoas te reconheçam por aquilo que você tem experiência.

Além disso, outra dica importante é contar com seus parceiros. Um bom exemplo é você marcar os produtos da #SAVEENERGY em suas redes sociais, pois isso fará com que você seja visto por mais pessoas e vai gerar um alto engajamento, já que muitos profissionais confiam em nossa marca.

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Resumindo, a criação de conteúdos pode gerar mais engajamento para a sua loja, visibilidade e potenciais clientes, e é claro que tudo isso aumenta as chances de gerar mais resultados para as suas vendas!

Por isso, coloque as dicas em prática e não esquece de marcar a @saveenergylife pra acompanhar todos os seus conteúdos. Queremos ver nossos produtos fazendo parte do seu sucesso!

Até a próxima!

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