O crescimento exponencial do uso de redes sociais é inegável e tem contribuído para ditar um novo comportamento dos usuários que estão em busca de recomendações de amigos, parentes e digital influencers sobre determinado produto e serviço para tomar decisões de compra.
As redes sociais são excelentes para as relações pessoais, mas, se você possui um negócio ou presta algum tipo de serviço, elas também são poderosas aliadas para você se posicionar e gerar negócios. Com planejamento e dedicação, é possível estruturar narrativas que favoreçam os seus objetivos corporativos.
Separamos algumas dicas importantes para você construir e reforçar sua presença digital, além de vender pelas redes sociais. Confira!
1. Planeje
Manter um perfil atualizado é como contar história, e isso demanda planejamento. De acordo com os seus objetivos, defina os tipos de conteúdos que podem auxiliar você a atingi-los. Esses tipos de conteúdos definirão sua linha editorial. Defina também que tipo de linguagem e tom de voz você vai imprimir nos conteúdos. Isso será fundamental para criar a sua identidade.
Com esses pontos definidos, utilize uma planilha e planeje conteúdos diários, semanais e mensais. Você pode, inclusive, definir um tema por dia, por exemplo: toda segunda postar características dos produtos e serviços; na terça sobre curiosidades, na quarta-feira sobre inovação, e assim por diante até definir um dia fixo para cada assunto. É importante acompanhar a performance dos conteúdos para ajustar seu planejamento, conforme os resultados.
2. Conheça o seu público
Saber com quem você quer ou precisa conversar e impactar é fundamental para direcionar os conteúdos e comunicações. Definir gênero, idade, demografia, interesses, dores e necessidades é importante, pois, além de auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, vai gerar identificação com a sua audiência. A maioria das plataformas, como Facebook e Instagram, já oferece informações sobre o seu público, como gênero, demografia, idade etc. Use os dados a seu favor!
3. Periodicidade
Aqui, a máxima que diz “quem não é visto não é lembrado” é uma verdade! Manter frequência e consistência nas postagens é muito importante para construir relevância e gerar autoridade nas redes.
4. Acompanhe a concorrência
Acompanhar a concorrência e players de interesse é fundamental para monitorar, encontrar lacunas, oportunidades e até ter insights. Vale ressaltar que jamais você deve copiar ações ou plagiar conteúdos de outros perfis e, caso queira compartilhar algo que curtiu, dê os créditos. Buscar referências é muito útil sempre!
5. Use CTAs
Em tradução livre, CTA é a sigla para Call To Action, que significa chamada para a ação. Um bom exemplo de CTA para redes sociais é o famoso “curta e compartilhe com os seus amigos”. Isso estimula o público a se engajar com o seu conteúdo.
6. Interaja
Redes sociais pressupõem conversa, portanto, se você está recebendo comentários e mensagens privadas e não está respondendo, você está perdendo uma parte importante do processo de vendas que é o de estreitar relações e fidelizar os clientes. Reserve um tempo por dia para responder dúvidas, elogios e críticas.
7. Horários de pico
Você sabia que as redes sociais têm horários de pico? Por meio de informações disponibilizadas pelas próprias plataformas, você vai compreender qual é o maior horário de consumo de conteúdo em seus perfis, e essa é uma informação estratégica para você compartilhar conteúdos no momento mais oportuno da jornada dos seus usuários.
8. Crie autoridade
Em meio a tanto conteúdo disponibilizado diariamente por tantos perfis, uma excelente saída para ser notado é definir o tema que você mais domina para se tornar uma autoridade. Compartilhe conteúdos que posicionem você ou sua empresa como especialista no assunto.
9. Perfis comerciais
Para usufruir de mais recursos voltados a negócios nas plataformas disponíveis no mercado, como Facebook e Instagram, atente-se para criar perfis comerciais para promover seus produtos e serviços.
10. Patrocine seu conteúdo
Para potencializar o alcance de suas postagens e ampliar a visibilidade do seu negócio, é fundamental impulsionar conteúdos para o seu público de interesse. Dessa forma, suas mensagens terão alcance e também vida útil.
11. Hashtags
As hashtags auxiliam os usuários a encontrar seus produtos, serviços, eventos ou promoções. Faça uso delas, especialmente no Instagram.
12. Venda de produtos
Caso você venda produtos, pode explorar os recursos disponíveis no Facebook e no Instagram voltados especificamente para esse objetivo. Explore!
Agora que você leu este artigo, pare e analise suas redes sociais. Veja quais dicas já pode colocar em prática para otimizar a sua atuação. Se você tiver alguma dica, deixe aqui nos comentários!
E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus contatos e boas vendas!