CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA ILUMINAÇÃO COMERCIAL

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA ILUMINAÇÃO COMERCIAL

Na hora de projetar um novo espaço, o arquiteto leva em conta diversos fatores para entregar o espaço mais funcional e atrativo possível. Uma das partes essenciais nesse momento é a definição do tipo de iluminação que será usada, o que pode realçar detalhes do ambiente que antes não tinham destaque. 

Na iluminação comercial, o princípio é o mesmo. A escolha de produtos na hora de iluminar o ambiente pode ser um fator decisivo no sucesso do seu negócio, podendo inclusive garantir resultados mais eficientes. 

Em um mundo onde temos diversas opções de compras, com produtos e preços similares, a experiência de compra pode ser o fator decisivo na hora do cliente optar pelo seu comércio. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas muito importantes da melhor forma de aplicar a iluminação dentro do seu negócio. 

TEMPERATURA DE COR DO AMBIENTE 

Cada tipo de negócio tem o seu posicionamento, público-alvo e objetivo na hora de impactar o consumidor. É muito importante definir que tipo de ambiente você deseja criar para receber o seu cliente e que isso esteja alinhado com o processo de compra que você quer oferecer. Nesse momento, a escolha da temperatura de cor é essencial. 

Ambientes com temperaturas de cor mais quentes, costumam oferecer uma sensação de relaxamento, conforto e aconchego. Em locais com essa característica, o cliente tende a passar mais tempo dentro da loja e o processo de compra pode ser mais demorado. É um tipo de iluminação bastante utilizada em restaurantes. 

Image

Já em casos de ambientes como temperaturas de cor mais frias, o intuito pode ser criar um ambiente de rápida negociação/consumo de produtos ou até mesmo criar uma atmosfera de atenção e produtividade. Esse tipo de iluminação é comum em ambientes de varejo, fast foods ou até mesmo farmácias. A ideia é oferecer o produto da forma mais rápida e eficiente, atendendo o máximo de clientes possíveis durante o dia. 

Se o seu negócio é um ambiente corporativo, fábrica, indústrias ou algo do tipo, você pode trabalhar com temperaturas neutras ou até mesmo frias. Esse tipo de iluminação é indicado para locais onde os colaboradores precisam estar atentos e extremamente produtivos. 

Você também pode buscar causar impacto e criar um ambiente diferenciado para os clientes, apostando em temperaturas mais coloridas, montando um espaço mais divertido ou até mesmo lúdico. Lembre-se que tudo depende do posicionamento da sua marca e que tipo de experiência você deseja oferecer. 

ESCOLHA PRODUTOS COM ALTO IRC 

Uma iluminação de qualidade é essencial em qualquer tipo de ambiente. Mas se a reprodução de cores no ambiente é vital para o seu negócio, você não pode abrir mão dos produtos com Alto IRC. 

Em comércios como lojas de roupas, restaurantes, supermercados ou salões de beleza, a cor pode ser fator decisivo na hora do cliente optar ou não pelo produto que está sendo ofertado. Um vestido com cores vibrantes, legumes com tons mais vivos no hortifruti ou até mesmo o aspecto de cores do seu cabelo após um tratamento no salão, podem ajudar você na hora de convencer o consumidor a fechar negócio ou até mesmo se tornar um cliente recorrente dos seus serviços. 

Atualmente, existem diversos tipos de produtos com Alto IRC. Dentro da linha da SAVE, você encontra lâmpadas, luminárias, fitas de led, placas plug & play e perfis com essas características.  

INTENSIDADE E LUZ NATURAL 

A intensidade de luz no ambiente vai ser responsável por indicar se o ambiente busca ser mais expositivo ou intimista. De qualquer forma, é importante não exagerar demais na hora de ajustar a intensidade de luz do ambiente. Esse tipo de erro pode causar ofuscamento visual e desconforto para os clientes, fazendo com que permaneçam menos tempo no local. 

Se possível, opte por uma iluminação com dimerização. Produtos com essa característica possibilitam o controle do fluxo luminoso e o ajuste da intensidade de iluminação do ambiente. Com isso, você pode inclusive ajustar as luzes de acordo com cada ocasião: deixar a luz mais intensa em um dia de grande fluxo ou então criar um ambiente mais intimista e relaxante para um evento fechado, por exemplo. 

Além disso, verifique se o local do seu negócio possui algum ponto de iluminação natural. Esse tipo de luz pode trazer uma sensação mais gostosa para o seu comércio e também ressaltar as cores do ambiente e dos produtos, uma vez que essa luz é a mais fiel em reprodução de cores que temos. 

FACHADA 

A fachada geralmente é o primeiro ponto de contato físico que o cliente tem como seu negócio. Principalmente quando falamos de lojas ou comércios de rua, a parte exterior precisa ser atrativa a ponto de despertar o interesse do cliente para entrar e saber mais sobre o que ele pode encontrar nesse ambiente. 

Para uma iluminação de destaque da fachada, aposte em projetores ou fitas tensão de rede, sempre se atentando ao Índice de Proteção do produto. Busque por produto com IP54, IP65, IP67 para garantir maior resistência em relação à sólios e líquidos. 

Se a sua fachada possui algum tipo de vegetação, você também pode ressaltar esses elementos usando produtos de iluminação externa como embutidos de solo ou espetos, ou até mesmo utilizar o string light aliado com lâmpadas vintage, também com proteção para ambientes externos. 

Além disso, você precisa destacar sempre o letreiro, responsável por apresentar o nome da sua marca. Aposto em uma iluminação de destaque para facilitar a identificação do local mesmo em distâncias um pouco maiores. 

VITRINE 

Principalmente para lojas em shoppings ou malls, a vitrine é o principal ponto de contato do cliente e precisa ser um chamariz de vendas. Além da seleção de produtos atrativos e uma exposição diferenciada, a iluminação tem papel fundamental na hora de criar cenas nesses ambientes. 

Image

Você pode trabalhar com elementos coloridos, variando a temperatura de cores. Uma outra opção é trabalhar o jogo de luz e sombras para destacar produtos específicos. Mas não economize na hora do fluxo luminoso. Uma vitrine muito escura ou apagada pode não atrair um cliente para entrar e conhecer o seu negócio. 

Nesse caso, você pode utilizar perfis, fitas de led e lâmpadas direcionais de maior fluxo luminoso, como modelos de AR111, PAR30, PAR38 ou até mesmo a PAR30 CDMR. Lembre-se: a vitrine deve causar impacto visual no cliente e pode ser responsável por uma grande parte do processo da venda. 

INTERIOR 

Na hora de expor os produtos, analise bem o tipo de público que busca atender e o tipo de ambiente que você deseja criar, para que tudo isso esteja alinhado em uma comunicação coerente. 

Se você está expondo produtos em araras, certifique-se de que essas estejam sempre muito bem iluminadas, apostando em iluminação com spots e lâmpadas direcionais de modelos como MR16, PAR20, PAR30, AR70 e AR111.  

Para iluminação geral do ambiente, você pode optar por uma saída mais tradicional com Luminárias ou até mesmo uma opção mais moderna com diversos perfis de led para garantir uma distribuição mais uniforme de luz no local. 

Trabalha com nichos e prateleiras? Sem problemas, você pode optar por detalhamento com fitas de led, placas plug & play ou até mesmo embutidos para móveis, que ficam responsáveis por dar um destaque especial para nichos onde os produtos estão expostos. Lembre-se apenas de evitar muitas sombras, isso pode prejudicar a exposição e visibilidade do produto, então busque luzes mais difusas. 

Image

É possível perceber que existem diversos fatores e possibilidades que precisamos analisar quando vamos definir a iluminação comercial. Nesse momento crucial, é comum que as pessoas contratem um lighting designer ou profissional especializado em iluminação, para auxiliar no processo de escolha das melhores soluções para os seus objetivos. 

Leve sempre em conta que uma iluminação assertiva e coerente com o seu negócio, pode ser um diferencial e acarretar mais vendas. E se precisar, já sabe, a SAVE oferece inúmeras opções de produtos para cada necessidade. Baixe o nosso Catálogo e não deixe de seguir as nossas redes sociais. Tem algum amigo que está montando um novo negócio? Compartilhe essas dicas que podem ser muito valiosas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *