Você sabe para que servem os Drivers e como utilizá-los?

Você sabe para que servem os Drivers e como utilizá-los?

Provavelmente você já ouviu falar sobre os drivers e suas funcionalidades, mas sabemos que esse produto pode acabar gerando muitas dúvidas sobre como instalar e para que servem.

O universo da iluminação é bem extenso e muitos produtos exigem acessórios e outros equipamentos na hora da instalação, como é o caso das fitas de LED, que para funcionar corretamente é necessário ter uma fonte de energia.

Para que algumas lâmpadas recebam energia elétrica de forma correta e sem interrupção, é preciso utilizar esses equipamentos auxiliares, ou seja, o driver é uma fonte de alimentação que ajuda a transmitir a energia de forma contínua.

Suas principais funcionalidades são:

  • Converter a corrente alternada em corrente contínua;
  • Transformar 127V ou 220V em 12V ou 24V;
  • Realizar o isolamento e evitar curto-circuitos;
  • Manter a corrente do circuito em constância.

Fique atento na hora de escolher esse equipamento, pois é fundamental entender a potência da fonte, garantindo que ela será igual ou maior do que a potência do módulo de LED.

Para não correr o risco de haver uma carga maior do que o drive poderia suportar, uma boa dica é escolher uma potência 30% maior do que o módulo. Isso dará segurança para não acontecer possíveis danos no futuro.

Além do cálculo da potência, também podem surgir dúvidas na hora da instalação. Muitas vezes, esconder essa fonte por conta do seu tamanho pode ser um problema, por isso, recomendamos que você utilize os drivers chamados “slim” (fontes mais finas do que o comum).

Dimerização

Existem produtos que possibilitam a dimerização, ou seja, o controle da intensidade da luz, por isso, fique atento para esses casos, já que também existem fontes específicas voltadas para eles (drivers dimerizáveis).

Considerando todos esses pontos, é importante garantir a qualidade desse produto, afinal, ele é essencial para o bom funcionamento do LED. Por isso, confie em marcas que possuem uma boa durabilidade, confiança e produtos inovadores, como a SAVEENERGY.

Fale com a nossa equipe e faça seu orçamento.

Quer ver outras dicas sobre o universo da iluminação? Nos acompanhe pelas redes sociais e não perca conteúdos e grandes lançamentos desse mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *