O processo de vendas de um produto é composto por várias etapas. No caso do setor de iluminação, existem alguns aspectos que podem fazer a diferença na tomada de decisão de compra do seu cliente, como por exemplo, informações técnicas ou disponibilidade de determinado produto. Porém, independente do ramo de atividade, a parte mais importante de qualquer venda, é o atendimento.
No Brasil, aproximadamente 70% dos consumidores dizem se importar com o atendimento em uma venda, segundo uma pesquisa realizada pela NeoAssist, uma plataforma omnichannel de atendimento ao cliente. Ou seja, os resultados da sua loja podem estar diretamente ligados a essa operação.
Mas fique tranquilo, pois se você está pensando em como seu atendimento pode ser melhorado, saiba que existem técnicas para serem aplicadas em seu negócio que vão te ajudar a vender ainda mais com um atendimento de excelência. Quer conhecê-las? Confira abaixo:
– AMPLIE SEUS CANAIS DE ATENDIMENTO:
Antes mesmo de começar um atendimento, seu consumidor precisa te encontrar facilmente. Se ele está buscando um produto ou alguma outra solução, você precisa ser um dos primeiros a ser vistos e estar disponível.
Pense na seguinte situação: a lâmpada da sua cozinha queimou e você tem um jantar marcado em algumas horas. Por isso, você entra na internet para procurar quais são os locais que possuem esse produto e estão mais próximos de você. Ao ver um anúncio no Google ou na redes sociais, você não encontra o telefone ou nenhum ponto de contato dessa loja. Então o que você faz? Rapidamente vai buscar outro local onde possa ser atendido para resolver seu problema.
Nessa situação, a primeira loja pode ter perdido um potencial cliente e provavelmente não será mais procurada nas próximas vezes. Por isso, pense em quais locais você pode ser encontrado, principalmente no ambiente digital e deixe seus pontos de contato em evidência, para não perder nenhum consumidor interessado.
Veja alguns exemplos, nas redes sociais da #SAVEENERGY:
> Em nosso site, o botão do WhatsApp está sempre disponível:
> No Google, nosso site e contatos estão visíveis e claros:
> Em nossa Página do Facebook, há informações de contato e site:
– ESTEJA SEMPRE DISPONÍVEL
Ainda seguindo a situação hipotética do tópico anterior, trouxemos um exemplo onde você estava buscando por uma lâmpada para a sua cozinha e precisava solucionar seu problema em poucas horas. Caso a primeira loja tivesse disponível para atender o seu problema, a venda estaria praticamente feita.
Ou seja, é de extrema importância você estar disponível para seu consumidor há qualquer momento. Seja para tirar uma dúvida ou realmente fazer uma venda, o importante é ele saber que pode contar com você em todas as situações.
Bom, mas você deve estar se perguntando, “minha loja possui um determinado horário de atendimento, como vou estar disponível 100% do meu tempo?”. Fique tranquilo, praticamente todas as lojas possuem horários comerciais, o importante é você deixar seu cliente ciente dessas informações e responder sempre que puder.
Além disso, já existem ferramentas muito simples e gratuitas, onde você pode criar automações de respostas, definindo horários e quais dias você estará presente.
Trouxemos aqui um exemplo de como você pode fazer isso na Página da sua loja, no Facebook:
- Entre no perfil da sua página;
- Clique em ‘Configurações’;
- Entre em ‘Mensagens’;
- Role a tela até o tópico ‘Durante uma conversa no Messenger’;
- Clique em ‘Configurar mensagens automáticas’;
- Depois, é só editar seu texto.
– ENTENDA O PROBLEMA DO SEU CLIENTE
Entender o verdadeiro problema do seu cliente pode TRANSFORMAR suas vendas. Isso porque quando você e sua equipe estão dispostos a resolver e criar SOLUÇÕES para os desafios dos seus consumidores, o produto será uma consequência.
Muitas vezes, quando estamos buscando solucionar uma situação ou um problema pontual, os fatores como preço, por exemplo, é praticamente o último a ser levado em conta na tomada de decisão, pois queremos resolver o que nos incomoda e se existe alguém nos trazendo a solução perfeita para aquilo, a venda está fechada!
Por isso, ouça com atenção o que seu cliente está dizendo e antes de oferecer apenas o produto final, mostre como isso vai resolver seu problema e quais são os benefícios e vantagens que ele poderá ter.
Para te ajudar, montamos um breve roteiro de um bom atendimento:
✔️ Responda seu cliente o mais rápido possível;
✔️ Faça um breve diagnóstico do que ele está buscando;
✔️ Entenda, através de perguntas, como o problema dele pode ser resolvido – Não esqueça, ouvir é o mais importante!
✔️Mostre quais são os benefícios que ele pode ter ao encontrar o que precisa;
✔️ Ofereça seu produto como a solução!
Como você pôde perceber, o atendimento é uma das estratégias mais eficientes para aumentar seus resultados. Por isso, coloque essas técnicas em prática e não perca mais nenhuma venda.
E claro, se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar a @saveenergylife em todas as redes sociais para saber das principais novidades e lançamentos!