Alternativas de iluminação sem o forro de gesso!

Alternativas de iluminação sem o forro de gesso!

Por Júlia Mistilides, arquiteta e urbanista apaixonada pela área de interiores e administradora do @purarq no instagram. 

Atualmente com a quantidade de informações e ideias vindas das redes sociais a iluminação linear é uma das protagonistas nos pedidos dos clientes, que por muitas vezes chegam até o profissional e pedem o rebaixo de gesso para que seja possível a instalação daquelas “luzes fininhas”. 

Porém, apesar dos clientes pedirem pelo rebaixo de gesso por conta da iluminação linear, sempre temos soluções que não necessitam do gasto com o rebaixo para serem feitas, a Save por exemplo tem produtos incríveis que podem fazer o mesmo efeito sem precisar fazer o rebaixo. 

Separei 3 opções que podem facilmente causar um efeito maravilhoso e serem instaladas diretamente na laje. Mas não se esqueça de definir também o objetivo dessa iluminação, que separo sempre em duas finalidades: iluminação decorativa e iluminação geral. 

1. LLS Flex II de sobrepor 

O diferencial da LLS Flex além de opções de cores e comprimentos é a versatilidade dos perfis teto/teto (como na imagem) e teto/parede que são capazes de tornar o projeto ainda mais atraente e com personalidade. O produto acompanha um driver slim, que pode facilitar bastante na hora de alojar esse item, principalmente nas versões de embutir e no frame. No caso da versão sobrepor, você pode alojar o driver em um quadro de fontes, facilitando uma possível manutenção. 

Dentro do próprio site tem a aba LLS Flex com todas as opções e indicações de potência, fluxo luminoso e dimensões por exemplo. Esse perfil atende extremamente bem a função de iluminação geral no ambiente. 

2. Fita Nano LED de alto IRC. 

Essa opção é incrível para móveis e iluminações decorativas (apesar do fluxo luminoso intenso de 1100lm) a vantagem dessa fita de LED é não aparecer aquelas “bolinhas” do led, então pode ser usada por exemplo em locais que estejam no campo de visão das pessoas, por exemplo acima de uma cabeceira ou até mesmo em uma luz frontal para bancada de maquiagem. 

Por ter um índice de reprodução de cor maior que 90, ou seja, reproduz as cores com alta definição, utilizar essa opção em uma bancada de maquiagem é quase que obrigatório, além de ser esteticamente vantajoso a iluminação ficará incrível. E você ainda tem a possibilidade de dimerização, então pode controlar o fluxo luminoso da fita e adaptar o ambiente para cada momento de utilização. 

3. Luminária Retangular Compact Linear de sobrepor 

Mais uma opção de sobrepor, não tendo a necessidade do rebaixo de gesso é a Compact Linear. Disponível em opções de 60cm ou 1,20m de comprimento, essa luminária é moderna e linear assim como a maioria dos pedidos dos clientes. Esse tipo de iluminação é indicado para o uso geral, que tal trocar aquele plafon quadradinho no meio dos ambientes por essa opção? Aposto que fará total diferença! 

Posso te dar mais uma dica? Estou construindo a minha casa, a #purarqhouse e mostrando cada detalhe desde a escolha do terreno ao acabamento, e, em nenhum dos ambientes terá rebaixo de gesso, foi com o uso de um projeto de iluminação bem feito que os espaços terão o mínimo de marcenaria possível e muita personalidade! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *