O poder da iluminação para valorizar seu projeto

O poder da iluminação para valorizar seu projeto

Olá, sou o Marcos Bergamo, designer de interiores do escritório @M.Bergamointeriores, e nosso maior foco é realizar sonhos através dos nossos projetos de interiores pensado exclusivamente para cada cliente.

A convite da SAVEENERGY, estou aqui para dar algumas dicas e mostrar a importância da iluminação em ambientes.

Por muitas vezes estamos acostumados a ter uma iluminação central em cada ambiente deixando ali somente para o foco principal que é iluminar. Mas nem sempre isso significa que a iluminação esteja correta e adequada para aquele ambiente. Mas você sabia que hoje em dia com o avanço da tecnologia hoje podemos deixar os ambientes agradável, confortável, aconchegante e principalmente funcional somente com a iluminação?

Por isso hoje em dia é muito importante ter um profissional capacitado para poder auxiliar e projetar de acordo com suas necessidades, pois pode influenciar na quantidade de iluminação, priorizando até mesmo o consumo de energia usando os equipamentos adequados.

Para vocês entenderem um pouco melhor, vou mostrar resumidamente alguns tipos de iluminação e suas funções:

Iluminação Linear

Este é um sistema de última geração onde a iluminação é fornecida em luz contínua. Apesar disso, a luz não prejudica os olhos, é confortável e se bem distribuída no espaço, cria um efeito estético muito interessante. Esse modelo também é amplamente utilizado em ambientes funcionais onde são realizadas atividades que exigem atenção.

Para isso, recomendamos produtos como nossos Perfis LLS Flex, Fitas de LED e Luminária Hermética.

Iluminação direta

Como o nome diz a luz direta é direcionada para um ponto específico. Ideal para quem quer chamar a atenção para um objeto ou algum revestimento. Você também pode encontrar iluminação direta com luzes de leitura, camarim ou até mesmo espelhos para maquiagem.

Podemos utilizar diversas lâmpadas direcionais, como: as PAR, AR e MR nesse tipo de iluminação.

Iluminação indireta

A luz indireta não é o foco principal do ambiente. Este tipo de iluminação é usado para indiretamente enfatizar certos objetos no espaço como uma luz de backup. Pode ser colocado em detalhes no piso, teto de gesso, ambientes com focos direcionais ou arandelas. Para utilizar esse tipo de iluminação, o ideal é que utilize Fitas de LED deixando o ambiente super aconchegante.

Iluminação difusa

A iluminação difusa suaviza todo o ambiente sem criar contrastes ou sombras em objetos ou mobiliário. Este efeito pode ser alcançado encaixando um vidro, elemento acrílico ou filtro branco leitoso na lâmpada para proporcionar uma iluminação confortável sem comprometer a visão. Muito utilizado em salas, quartos e banheiros.

Esse tipo de iluminação você pode encontrar em nossas Luminárias, Perfis que possuem um difusor.

Iluminação de destaque

Esse tipo de iluminação ajuda a destacar um determinado ponto da ambientação ou decoração. Esta é uma luz mais intensa que ajuda a iluminar elementos como um quadro ou uma pintura. Sua principal característica é o foco da luz.

É importante utilizar produtos direcionais para esse tipo de iluminação, como as lâmpadas PAR, AR e MR.

Iluminação para áreas externas

A iluminação externa aumenta totalmente a sensação geral da casa e proporciona aos moradores uma sensação de segurança. São diversas opções de iluminação que não só criam um efeito forte, mas também trazem beleza e charme ao espaço. Como, por exemplo o uso de produtos como refletores, pontos de iluminação no piso e luminárias de parede, etc.

Para essa iluminação, podemos utilizar balizadores, embutidos de solo, blindados e espetos led.

Esses são alguns tipos de iluminação, entre diversas outras formas, tanto para deixar o ambiente funcional quanto para decorar. Mas o mais importante é que sempre tenha um profissional orientando e usando a iluminação adequada e exclusiva especialmente para cada cliente.

Já conhecia esses diferenciais? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *