Dicas de iluminação ideal para maquiagem

Dicas de iluminação ideal para maquiagem

Seja na correria do dia a dia, em um ritual de cuidado ou até mesmo como profissão, a maquiagem está totalmente presente na vida de muitas pessoas. Para garantir o melhor resultado, existem diversos conteúdos sobre aplicação e dicas dos melhores produtos disponíveis por aí, mas muitos se esquecem de um fator essencial na hora de caprichar na make: a iluminação. 

Uma boa escolha de iluminação pode facilitar muito na hora de se maquiar, garantindo mais precisão na hora de combinar elementos para obter uma harmonia de efeitos. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas valiosas de como utilizar uma iluminação assertiva e de qualidade no seu cantinho de maquiagem. 

LOCAL E POSIÇÃO DAS LUZES 

Um dos primeiros fatores que pode fazer a diferença na hora montar o seu cantinho para maquiagem é buscar locais onde exista uma incidência de luz natural. Uma sala bem iluminada ou até mesmo uma bancada próxima à uma janela já pode resolver o seu problema. 

A luz do Sol possui a maior fidelidade de reprodução das cores que podemos encontrar em toda a natureza e isso pode te ajudar na hora avaliar se os tons e efeitos que vai aplicar estão condizentes com o resultado esperado. 

Mesmo se a sua casa não possui um cantinho com luz natural ou até mesmo para o período da noite, a saída é trabalhar com luzes artificias, no caso, produtos de iluminação LED que podem te ajudar nesse processo. 

O ideal é se atentar à posição desses itens, porque o segredo na iluminação para maquiagem é fugir das sombras, principalmente no rosto. Trabalhar apenas com iluminação vinda de cima não é indicado, esse tipo de solução acaba criando sombras abaixo do nariz e na região abaixo dos olhos, dando impressão de olheiras. 

Image

A melhor iluminação é aquela feita distribuindo uniformemente a luz frontal, lateral e de cima. Talvez a mais importante seja a frontal que evita sombras desnecessárias e ressalta as curvas do rosto, melhorando a visibilidade da área de trabalho. 

Nesse caso, é muito comum a utilização de Tubulares, Lâmpadas G45, Fitas LED ou até mesmo perfis direcionados diretamente para o nosso rosto. Outra saída muito utilizada, principalmente por profissionais, são os famosos Ring Lights, que projetam uma iluminação igual por todo o rosto, dando um aspecto mais uniforme. 

Image

TEMPERATURA DE COR 

Outro fator extremamente importante a ser considerado é a temperatura de cor que você usará. Não existe uma regra definida, mas existem algumas indicações que podem te ajudar na hora de decidir qual tipo de produto e qual aspecto de cor você está buscando. 

A indicação mais usual é trabalhar com produtos em temperatura de cor neutra (próximo de 4000K), que possui um aspecto mais branco e não interfere demais nas paletas de cores escolhidas. Dessa forma, você também consegue balancear uma maquiagem mais equilibrada, tanto para ambientes mais quentes ou mais frios. 

Geralmente as temperaturas de cor amareladas tendem a “aquecer” mais os tons, causando variação na percepção. Já as temperaturas de cor mais azuladas, fazem com que você carregue demais as cores por conta do aspecto que elas apresentam. 

Outra saída pode ser misturar diferentes temperaturas de cor, mesclando os efeitos de cada uma e tendo um resultado mais neutro. É possível fazer isso distribuindo lâmpadas de cada tonalidade em um ambiente homogêneo. Vale ressaltar que essa opção não é esteticamente tão atrativa, mas funciona. Basta tomar cuidado para posicionar as lâmpadas com uma distância similar para evitar manchas de tons diferentes no seu rosto. 

Image

Nesse ponto, novamente os Ring Lights podem ser uma saída interessante, visto que alguns modelos possuem variação de diferentes temperaturas de cor e até mesmo possibilidade de dimerização do fluxo luminoso. Você também pode optar por fitas led da temperatura de cor de sua preferência, não deixe de conhecer as opções que a SAVE disponibiliza. 

ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE CORES 

Não adianta você fazer uma pesquisa sobre os melhores produtos, formas de aplicação, local ideal para bancada de maquiagem, posição de luzes, temperatura de cor e deixar de lado um dos fatores mais importantes na hora da make: o índice de reprodução de cores. 

Existe produtos que são desenvolvidos com tecnologias que garantem uma maior fidelidade de cores nos ambientes, por isso busque sempre por produtos com Alto IRC. A preocupação de oferecer uma cor mais realista, auxilia na hora de montar a maquiagem e também te apresenta um resultado mais fiel. 

Esses itens buscam trabalhar em uma escala de 0 a 100, onde o valor máximo seria a mesma qualidade de reprodução de cores que a luz do Sol. Esses itens costumam apresentar valores acima de 90, o que pode ser um grande diferencial na hora de montar o seu cantinho da make. Inclusive, a SAVE disponibiliza alguns itens com IRC acima de 97, o que pode ser uma ótima solução na hora do seu projeto. 

Gostou das nossas dicas? Agora você já pode montar também o seu espaço especial para produzir uma bela maquiagem. E não deixe de conhecer os produtos da SAVE, temos diversas soluções que podem te ajudar nessa missão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *