Dicas para iluminar quadros e aperfeiçoar a decoração

Dicas para iluminar quadros e aperfeiçoar a decoração

Decorar os cômodos com quadros sempre foi uma das soluções mais usuais para garantir um toque único no seu ambiente. Uma ótima estratégia para complementar paredes vazias, mesmo em projetos mais minimalistas, com poder de valorizar qualquer tipo de espaço. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e informações para levar em conta na hora de definir qual a iluminação ideal para quadros. 

Opte por lâmpadas direcionais 

Para obter uma iluminação de destaque para os seus quadros, a indicação é escolher modelos de lâmpadas direcionais, que possuem uma angulação de até no máximo 60°, com maior concentração do facho e intensidade luminosa.  

Dentre os modelos mais usuais no mercado, você pode encontrar Dicróicas, AR e PAR, com diversas opções de fluxo luminoso, ângulos e temperaturas de cor. 

Para ambientes com pé-direito simples, as MR11, MR16, AR70 e PAR20 podem ser ótimas escolhas. No caso de ambientes com pé-direito duplo, escolha entre PAR30 ou AR111. Caso esses modelos não ofereçam o fluxo luminoso necessário, você ainda pode buscar por modelos como PAR38 ou PAR30 CDMR

Você ainda pode unir as lâmpadas direcionais com embutidos de teto, possibilitando o direcionamento do facho de luz e uma manutenção mais fácil, no caso dos produtos da SAVE que apresentam o Sistema Click. 

Priorize itens com alto índice de reprodução de cores 

Quando falamos sobre quadros, um dos fatores essenciais são as cores. Para garantir tons mais vivos e intensos, busque produtos que apresentam um índice de reprodução de cores mais elevado. Em uma escala de 0 a 100, esses produtos apresentam índices acima de 90, garantindo tons mais fiéis para a decoração. 

Optando por produtos com baixo índice de reprodução, você pode acabar reduzindo o potencial de destaque do ambiente e até mesmo alterando as características originais da obra. 

A SAVE disponibiliza alguns modelos de lâmpadas com Alto IRC que podem ajudar na hora do seu projeto: Mini Dicróica 4W, Dicróica 4,8W, Dicróica 6,5W, Dicróica 6,5W Black Edition, PAR20 4,8W Crystal, AR70 8W ou AR111 12W.  

Escolha a iluminação correta 

É possível trabalhar com lâmpadas direcionais ou até mesmo com uma iluminação para complementar o ambiente, como fitas e placas LED. Com isso, você pode criar composições e trazer mais vida ao ambiente e as texturas. 

Outra preocupação a ser considerada é a temperatura de cor. Geralmente, optamos por iluminações mais quentes (3000K) para ambientes mais aconchegantes e confortáveis, enquanto podemos optar por uma iluminação neutra (4000K) ou fria (6500K) para ambientes que exigem mais concentração e produtividade. 

De qualquer forma, atente-se ao aspecto da temperatura de cor e se ela afeta as características que diferenciam a sua obra de arte. A cor emitida pela iluminação pode distorcer cores e alterar completamente a nossa percepção sobre o quadro.  

Faça os cálculos para definir o ângulo e posição ideal da iluminação 

Uma das principais decisões se baseia no ângulo de iluminação e isso pode variar conforme o estilo de decoração apresentado no ambiente. A angulação da abertura da luz determina a “marcação” no resultado da iluminação. Ou seja, quanto menor o ângulo, menor a abrangência da iluminação e maior a concentração, o foco.  

Uma iluminação mais próxima do quadro pode trazer um aspecto mais duro e intenso para a iluminação, enquanto uma iluminação mais distante garante um efeito de luz mais disperso e suave. Tudo depende da sensação que você deseja passar! 

Para auxiliar no posicionamento de alguns modelos angulares que a SAVE disponibiliza, desenvolvemos o Diagrama de Efeitos (link para o diagrama de efeitos), onde você consegue estimar a distância da parede e o início do efeito luminoso para o nosso Embutido Angular ou para os modelos de Downlights Angulares, nas opções Quadradas ou Redondas

Agora que você já sabe como iluminar seus quadros, compartilhe esse post com seus amigos e os ajude a melhorar a experiência em seus ambientes. Acompanhe nossas novidades pelas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *