Iluminação de áreas molhadas internas

Iluminação de áreas molhadas internas

Banheiros e cozinhas têm algo em comum: ambos precisam de uma iluminação que os torne funcionais e realce o que têm de melhor. No entanto, escolher a iluminação ideal para áreas molhadas pode gerar dúvidas sobre a melhor opção para atender aos requisitos de funcionalidade e estética. Por isso, separamos algumas ideias para ajudar você na escolha dos produtos ideais para esses ambientes.

imagem de uma cozinha e banheiro com iluminção ideal para áreas molhadas

Sem dúvida, o primeiro ponto é a necessidade de proteção contra líquidos. Dependendo do local onde for aplicada, a luminária ou fita de LED precisa ser resistente a líquidos, com um IP menor – resistente a respingos ou um IP mais elevado, quando se tratar de local próximo às pias de cozinha ou dentro de nichos de banheiro. 

Retomando essa informação, o IP é uma informação composta por dois números, onde o primeiro se refere à proteção de sólidos e o segundo, de líquidos.  

IP (Proteção do produto+Proteção contra água) 

O que deve ser considerado na escolha de uma luminária de LED para  iluminação pública viária? – SEUNIPRO

As fitas de LED da SAVEENERGY podem ser encontradas com IP20 e IP54. A opção por uma ou outra dependerá do local de aplicação: a fita IP20 não pode ser aplicada em qualquer local onde exista o contato, ainda que mínimo com água. Essa informação aparece nas embalagens da seguinte forma: 

Image

Após escolhido o produto, de acordo com a exposição ou não a sólidos e líquidos, o próximo passo será decidir os pontos de luz e a quantidade de luz necessária. Algumas dicas podem contribuir para essa decisão: 

  • Escolha pontos de destaque – pode considerar itens como prateleiras, espelhos, nichos, iluminação mais específica de área de trabalho. Alguns produtos indicados são: placas Plug And Play, fitas de LED, plafons e embutidos. Para espelhos em banheiros, a dica é iluminar pela frente e não apenas pelo alto, pois assim não haverá sombras indesejadas no rosto de quem estiver se olhando. 
Imagem de uma cozinha com a iluminação perfeita para áreas molhadas
  • Escolha que tipo de iluminação que deseja como geral: necessário inicialmente definir se haverá forro de gesso ou não: 
  • Caso não exista a possibilidade de forro, os produtos serão de sobrepor. Indicações: luminárias e perfis LLS. 
  • Caso o forro de gesso seja viável, os produtos podem ser quaisquer de embutir e No Frame, como luminárias e perfis LLS. Além desses, surge a possibilidade de criação de rasgos e sancas com uso de fitas e placas de LED. 

Em relação à quantidade de luz necessária, a indicação é que a iluminação geral tenha um fluxo luminoso maior, considerando a atividade e o tamanho do ambiente. Já a iluminação de destaque deve ter o fluxo adequado à sua utilidade. Por exemplo, para efeitos decorativos em um pé-direito tradicional (em torno de 2,50-3,00m), escolha fitas de LED e embutidos com lâmpadas de menor fluxo luminoso (fitas e lâmpadas direcionais de até 600lm). Se deseja destacar algo pontual, opte por lâmpadas com fluxo menor e ângulo mais fechado (24° ou 36°). Lembre-se de que na iluminação para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, é importante selecionar produtos que combinem segurança e eficiência, atendendo às necessidades específicas desses ambientes.

Para mais informações sobre todos os tipos de produtos, acesse nosso catálogo

E se você gosta de estar por dentro das principais tendências, siga a SAVE nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *