Iluminação de LED e o Retrofit

Iluminação de LED e o Retrofit

Quem não tiver uma lâmpada incandescente iluminando algum canto de sua casa, que atire a primeira pedra! De preferência, na lâmpada, e depois troque essa fonte de iluminação por um sistema mais moderno, eficiente e econômico. Que tal iluminação de LED? Sim, esse é o ponto deste blog-post: vamos falar de retrofit de iluminação, usando a tecnologia LED.

👉 Mas o que é o retrofit?

Para quem gosta da origem dos termos, a palavra retrofit tão utilizada hoje em dia por arquitetos, lighting designers, urbanistas, engenheiros e construtores teve sua origem na Europa. Claro que tinha que ser por lá, afinal a Europa, berço da civilização ocidental, ainda ostenta prédios, construções, pontes, igrejas e até rainhas com muitos séculos de vida. E, convenhamos, manter a funcionalidade destas estruturas e trazê-las à luz da modernidade requer um grande esforço. Ao adicionar a este esforço a obrigatoriedade de se manter as características originais e históricas da obra, deu-se a gênese da palavra retrofit, para traduzir o movimento de renovar, reformar, restaurar, atualizar e modernizar projetos.

De prédios históricos a trocar a lâmpada incandescente do seu banheiro, a palavra retrofit ganhou o mundo e virou o verbo retrofitar que, para além das definições aqui já expressas, também significa conversão. Quer seja retrofitando o Edifício Martinelli em SP, quer seja retrofitando a iluminação da sua sala de jantar, o impacto do retrofit é visual, estrutural, funcional, histórico e, especificamente no caso da iluminação de LED, também financeiro.

Retrofitar a iluminação é ganhar eficiência, em primeiro lugar. É fato mais que consolidado que a tecnologia de LED foi a revolução disruptiva e definitiva da iluminação residencial, industrial e pública, gerando uma escala titânica de redução de consumo de energia e aumento exponencial da durabilidade dos produtos. Mas, rompida a fronteira da eficiência energética, que por si só já seria o suficiente para justificar o retrofit, o desempenho luminotécnico da iluminação de LED em comparação a tecnologias anteriores é, também, titanicamente superior. Some-se a isso a possibilidade de automação e  dimerização, os altos índices de reprodução de cor ou modelos que não emitem luz azul (como os modelos Full Spectrum), entre outras vantagens que a iluminação de LED trouxe – e ainda traz –  ao mundo em velocidade vertiginosamente rara,  retrofitar a iluminação é mais que uma tendência, ou um movimento: é uma necessidade.

💡 E é no catálogo 2022 da SAVEENERGY, já disponível em nosso site, que você poderá conhecer mais de 1200 outros argumentos para decidir por onde iniciar retrofit da sua casa, comércio, escritório ou indústria.

São mais de 1200 itens distribuídos por inúmeras categorias de produto, cuidadosamente desenhados para atender e exceder a todas as suas necessidades, sempre com o intuito de transformar (ou retrofitar) ambientes em verdadeiras experiências.

Quer acompanhar outros detalhes do universo de iluminação?

Siga nossa página no Instagram e no Pinterest!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *