Como utilizar as cores a seu favor em um projeto luminotécnico.

Como utilizar as cores a seu favor em um projeto luminotécnico.

Por Ligia Moura, Drª em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Quem nunca ficou com vontade de acrescentar cores em um projeto, mas em dúvida sobre como fazer? Pois bem, esse será nosso tema de hoje.

A SAVEENERGY lançou recentemente a linha de Embutidos de teto Macarons, com acabamentos em seis cores que podem te ajudar a compor um ambiente divertido, usando Candy Colors. Sim, traduzidas como “cores doces”, são versões com tons pastéis e delicados de rosa, amarelo, azul, verde, entre outras cores. Por serem mais claras, fica fácil usar para obter um resultado mais neutro ou combinar diferentes cores sem errar.

Se você já conhece esse lançamento, mas ainda não sabe como utilizá-los, vamos te ajudar com algumas dicas, para mostrar que a iluminação pode sim contribuir com a proposta de cor do seu cantinho. A ideia é pensar em um ambiente e partir do zero ou avaliar o que você já tem nele.

Escolha uma base neutra

A indicação inicial para começar a escolher as cores em seu ambiente é definir uma base de cores neutras, que poderia ser duas ou três de opções de cores, como: branco, cinza, preto, off-white, bege, tons de nude, grafite e marrons. Nessa base não é necessário incluir um tom de madeira, que poderá vir à parte.

Podemos imaginar um cenário onde você tenha escolhido o branco, off-white ou até mesmo um tom de madeira, como base neutra. A base, como indica o próprio nome, é interessante que ocupe mais de 50% dos itens. Ao compor o ambiente apenas com essas cores, ficará totalmente neutro, por isso, o segundo passo será buscar as cores para compor esse local.

Escolha as cores para mesclar com a base neutra

Depois de escolher sua base, será necessário escolher outras cores para elementos de destaque, e, por que não, de iluminação.

Considerando o exemplo anterior e nossa paleta de Macarons, vamos pensar nas cores verde e azul, que correspondem aos acabamentos de embutidos Mint e Turquoise (ou o Blue). Essa combinação fica bem discreta, porque além de serem tons clarinhos, são cores análogas.

Uma ideia para o uso dos acabamentos de embutidos é usar uma cor para dar destaque a uma parede com quadros ou uma prateleira com objetos e em outra para destacar a uma cabeceira, por exemplo.  Fica a seu critério utilizar outros elementos nessas cores para mesclar à base neutra: almofadas, uma das paredes, detalhes de marcenaria laqueada, objetos ou ainda utilizar versões mais vivas das cores dos acabamentos.

Apesar da escolha desse exemplo, há várias outras possibilidades com as cores disponíveis!

Ainda em combinações mais discretas, o acabamento cinza pode ser incluído na paleta de cores básicas e combinar com as cores Pink ou Yellow. Para combinações mais ousadas, você pode escolher uma cor da linha Macarons e sua cor complementar, seja em candy color ou em cores mais vivas.

O segredo é e escolher cores análogas ou cores complementares, elas sempre harmonizam bem, e claro, usar e abusar dos Embutidos Macarons para sua riqueza de detalhes.

Observação: As cores análogas são as que aparecem em sequência no ciclo cromático, elas têm uma mesma base de cor, enquanto as complementares são as que se encontram em localização oposta no ciclo cromático. Por exemplo, o verde é análogo do azul e o laranja é complementar do azul.

Onde usar?

Nesse conteúdo, exploramos apenas algumas ideias que podem ser utilizadas para qualquer ambiente. Os Macarons são compatíveis com diferentes lâmpadas e tudo irá depender de que tipo de efeito você pretende! Depois de escolher seu acabamento na cor preferida, é só escolher a lâmpada que mais vai combinar com o local e o efeito de iluminação pretendido, de acordo com a abertura de facho.

Os acabamentos são compatíveis com lâmpadas MR11 (minidicróica), MR16 (dicróica), PAR 20 e AR70, algumas com opção dimerizável para escolher a intensidade da luz de acordo com o momento e diferentes temperaturas de cor: do ambiente que necessita de mais atenção, como um banheiro e a temperatura 6500K ou 4000K a um quarto aconchegante, com 2700K.

Agora é hora de soltar a imaginação e escolher sua cor preferida!

Conheça mais sobre essa linha, entrando no site oficial!

Ah, não esquece de marcar a @saveenergylife na hora de criar seu projeto com todas essas cores, ok?! Queremos fazer parte dessas ideias incríveis.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *