Influência da luminosidade na saúde

Influência da luminosidade na saúde

Você sabia que a luz e a luminosidade podem influenciar sua saúde?

Escolher o tipo de lâmpada que você vai usar em cada ambiente é muito mais do que decoração. Pode ser importante para o conforto e bem-estar do seu corpo, principalmente pensando em nossa rotina.

Existem diferentes cores de luminosidade, que passam entre a luz branca neutra e a amarela e são medidas em kelvin (K). Mas o que talvez você não saiba é como isso pode alterar a maneira como nos sentimos.

O que determina essa mudança é a temperatura da cor, que está associada à iluminação natural do sol.

As lâmpadas amarelas estão entre 2.300 e 3.100 K, índices mais baixos e relacionados ao final do dia (um período mais calmo). Já as brancas ficam entre 4.500 e 6.000 K e trazem um índice maior de luminosidade, indicando um período de mais produtividade.

Mas o que isso tem a ver com a nossa saúde?

A temperatura da luz pode influenciar diretamente na produção de nossos hormônios. A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse).

Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho. Como a luz amarela é uma cor mais relaxante, ela é recomendada para os quartos, sala de estar e dormitórios. Já a luz branca pode ser colocada em escritórios, cozinhas, banheiros ou lugares voltados para atividades mais intensas.

Queremos ressaltar que entre as luzes amarelas e brancas não há diferença no gasto de energia. No calor que elas podem emitir ou na quantidade de iluminação do ambiente, claro que nesse exemplo estamos considerando lâmpadas que possuem a mesma potência.

Além disso, na hora de procurar a melhor lâmpada para o seu ambiente, você também deve levar em conta o IRC (índice de reprodução de cor). Isso vai ajudar a inseri-las de maneira correta nos espaços adequados.

Gostou desse conteúdo e está buscando por mais informações sobre iluminação? Então não deixe de acompanhar nossas redes sociais ou se cadastrar em nossa newsletter!

Até a próxima!

One thought on “Influência da luminosidade na saúde

  1. Reply
    Conforto e sofisticação é com Dark Deco - Blog Save Minha Casa
    at

    […] de luminárias e até mesmo a iluminação utilizada no espaço. Como já abordado no post sobre Influência da luminosidade na saúde, escolher o tipo de lâmpada que você vai usar em cada ambiente é muito mais do que decoração! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *