Sobre a Luz de um Sorriso

Sobre a Luz de um Sorriso

Já repararam que “os filhos nunca crescem”? E que a qualquer momento revelam as crianças que já foram um dia?

Esse lado humano de permanecermos com os traços, comportamentos e reações que foram experiências da infância demonstra a importância dos cuidados com as primeiras fases da vida.

Feliz é ser criança. Assim, cuidar, proteger, ensinar e brincar é, sobretudo, iluminar os caminhos da infância que nos acompanham para sempre.

Por isso, podemos projetar luzes para gerar as melhores memórias desses momentos tão marcantes.

1. Cuidar e proteger, garantindo bem-estar e segurança

Esses são os aspectos mais relevantes e sempre considerados em qualquer iluminação. Ambientes de interação infantil necessitam de luminosidade que sinalize as condições de espacialidade, sobretudo desníveis e degraus. O bem-estar é preservado por luzes que não ofusquem o olhar atento dos nossos pequenos.

2. Educando no lar

Neste momento desafiador para a educação domiciliar ou #homeschooling, sendo o espaço doméstico a substituição integral da frequência à escola, a iluminação de atenção para leitura deve ser dimensionada de forma cuidadosa:

• A fonte luminosa jamais deve estar direcionada para os olhos, e sim para a mesa ou o objeto de estudo.

• A temperatura de cor branco fria e a quantidade de lúmens/m², entre 300 a 500 lux, podem ser consideradas no dimensionamento do projeto.

3. Brincando e descobrindo

O brincar nos permite viajar pelo universo lúdico da criança: fitas de LED em cores RGB, estantes iluminadas por perfis planos, varal de luzes, pisca-pisca e até um “teatro de sombras” são meios que permitem ampliar a percepção visual da criança, promovendo estímulos, desafios e descobertas.

Enfim, como poderemos retribuir a alegria de criança dos nossos filhos, e quem pode mensurar a luz dos sorrisos dos filhos dos nossos filhos.

Por Claudia de Souza Santos, Msc. Engenheira Civil e Lighting Designer da I9Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *